domingo, 22 de agosto de 2010

A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Entende-se por poluição atmosférica a alteração das propriedades e composição do ar por poluintes que o tornam prejudicial a saúde, a vida animal e vegetal e mesmo danoso a certos materias.
Dá-se o nome de poluinte do ar a qualquer substância ou mistura de substância sólidas, liquidas ou gasosas que seja lançada na atmosféra.
Estes poluentes costumam ser classificados em primários e secundários. Um poluente é dito primário quando se mantém na atmosfera na forma em que foi emitido. É o caso das poeiras, óxidos de carbono, compostos de enxofre e outros.
Um poluentes é secundário é a chamada neblina de ácido sulfúrico. Esta é formada pela ação do oxigênio do ar sobre o dióxido de enxofre proveniente das atividades industriais. A ação do oxigênio sobre o dióxido de enxofre dá origem ao gás sulfúrico que, reagindo com a umidade do ar, forma a neblina de ácido sulfúrico.
Os maiores problemas de poluição atmosférica são decorrentes do lançamento na atmosfera de gases toxicos produzidos por veículos movidos por derivados do petróleo e pela indústria.
Estes poluentes, gases e detritos sólidos permanecem em supensão no ar, causando distúrbios á saúde humana é prejudicando a atmosfera.

INVERSÃO TERMICA

A situação da poluição nas cidades é agravada durantes o invreno pela ocorrência do fenômeno denominado inversão térmica.
Este é explicado da forma que se seque. As radiações solares aquecem a superfície da terra e fazem com que o ar próximo a ela também se aqueça. Esse ar aquecido, por ser mais leve, tende a subir. Isso cria um vazio junto ao solo, o que faz com que o ar mais frio das camadas superiores desça. Dessa forma, há normalmente uma renovação contínua do ar.
No inverno pode haver resfriamento do solo ou aquecimento das camadas superiores. Nesse caso, o ar quente fica sobre a camada de frio. Este, sendo mais pesado, não sobe e, portanto, não há renovação do ar.
Em consequência, a fumaça e os gases produzidos por fábricas e veículos não são dissipados o que faz com que o ar torne altamente poluído. Nessa ocassião, as cidades ficam envolvidas por grandes nuvens de poluição.


PRINCIPAIS POLUENTES DO AR

Segundo a organização mundial de saúde (OMS) são os sequintes os principais poluentes do ar:

Óxidos de enxofre (SO2) = Estão entre os poluentes do ar mais comuns. Provêm da combustão de carvões ou de petróleo, utilizados na produção de energia. São nocivos ás vias respiratórias e agravam as doenças já existentes. Causam bronquite e produzem irritação dos olhos e garganta. Além disso, participam, como vimos, da formação de neblina de ácido sulfúrico.

Monóxidode carbono (CO) = É o mais abundantes poluentes da atmosfera das cidades, sendo grande tóxico respiratório. É originado da combustão incompleta de corvão e petróleo e também do fumo. Tem grande afinidade pela hemoglobina, proteína que no sangue é responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico. Ligando-se á hemoglobina, impede que esta fique livre para transportar estes gases. Em concentrações baixas no sangue, pode causar doenças crônicas.

Partículas em suspensão = As partículas sólidas suspensas no ar pioram os efeitos dos poluentes gasosos sobre o organismo. As partículas de chumbo e asbesto são toxicas.

Oxidantes, inclusive o ozana (O3) = Causam irritações nos olhos. Possivelmente estão relacionados com ataques asmáticos.

Berílio = Provoca envenenamentos.

Por = ADRIELE SILVA

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A poluição do ar hoje é motivo de grande preocupaçao para o homem o problema está atingindo grades dimensões nas cidades e zonas industriais.Os agntes poluidores, em condiçôes atmosféricas favoráveis, podem ser carregados para longe, disseminando-se por várias regiões e
    com isso se torna prejudicial não só a nossa saúde mais também os dos animais e os vegetais.

    ResponderExcluir