segunda-feira, 9 de agosto de 2010

POLUIÇÕES

Poluição do Ar:

A poluição do ar é um fenômeno recorrente principalmente da atividade humana em vários aspectos. Dentre os quais podemos destacar:

* Rápido crescimento populacional, industrial e econômico;
* Concentração populacional e industrial;
* Hábitos da população;
* Grau de controle (medidas adotadas para o controle da população)

Os três recursos naturais básicos (solo, ar e água) sempre foram capazes de diluir as concentrações aceitáveis de todas as substâncias neles lançados por processos naturais normais. Contudo, as emissões antropogênicas começam a ameaçar o nosso planeta pelo esgotamento dessa capacidade.
A decisão do ser humano de viver cada vez mais nos centros urbanos aumenta a quantidade de resíduos lançados, aumentando os níveis de poluição.
Devido a isso, para aumentar as nossas chances de uma boa qualidade de vida, devemos:

* Minimizar a geração de resíduos;
* Defenir e aplicar formas corretas de tratamento e de disposição dos resíduos gerados;
* Desconcentrar os grupos humanos e suas atividades econômicas poluidoras.


Poluição Edáfica:

O solo funciona como um grande reservatório de resíduos. Tal sistema em condições naturais tem uma capacidade de tamponamento, o9u seja, capacidade de resistir a mudança, muito grande em reação as ações externas. Entretanto, isto leva o problema da poluição do solo: o uso inadequado de reserva natural pode levar à situações onde esta capacidade de tampão é excedida.
Sendo assim, o acúmulo de poluentes pode causar a deterioração do solo. Dentre esses poluentes podem ser citados os produtos químicos usados para melhorar a fertilidade do solo ou para controlar ervas daninhas e pragas, sais podem ser fornecidos através de irrigação e sais, produtos tóxicos e agentes patogênicos podem ter origem nos resíduos urbanos e indrustriais.


Poluição Hidríca:

É caracterizada pela introdução de qualquer matéria ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas de um corpo d'água. Os principais responsáveis por esse tipo de poluição são os lançamentos de efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, afetando a saúde de espécies animais e vegetais em vários pontos do planeta. Os prejuízos desse processo são imensos, além de comprometer a qualidade da água para abestecimento, ocorre a morte de espécies aquáticas além da proliferação de doenças como a febre tifóide, meningite, cólera, hepatites A e B, entre outras.




Poor: Raiana Andrade.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. POLUIÇÃO DO AR

    Uma parte da poluição rapidamente se precipita ao solo, antes de ser absorvida pela umidade do ar. Deposita-se nas árvores, edifícios e lagos, geralmente na área onde foi produzida. É a chamada precipitação seca. Estes depósitos se formam e mais tarde se combinam com a água da chuva, transformando-se em ácidos.
    O resto da poluição pode permanecer no ar por mais de uma semana e é transportada pelo vento a longas distâncias. Durante esse período, as substâncias químicas reagem com o vapor d’água na atmosfera, transformando-se nos ácidos sulfúrico e nítrico diluídos. Esses ácidos também reagem com outras substâncias químicas na atmosfera formando poluentes secundários. Destes, o ozônio é um dos mais perigosos, pois prejudica a vegetação.

    Quando a precipitação ácida ocorre sob a forma de neve, os problemas para o meio ambiente são retardados, mas podem ser muito piores posteriormente. Durante o inverno, a neve se acumula no solo, retendo seus ácidos. Na primavera, quando a neve derrete, há um súbito fluxo de água que corre pelo chão até os rios e lagos. Eventualmente, ácidos que ficaram retidos por seis meses são liberados em poucas semanas. Estas correntezas ácidas, como são chamadas, são particularmente prejudiciais para plantas e animais.
    A não ser que as pessoas se conscientizem da seriedade do problema, pouco incentivo haverá para que os cientistas atuem adequadamente.

    A educação desempenha, sem dúvida alguma, um papel importante na conscientização sobre os problemas ambientais.

    POLUIÇÃO EDÁFICA

    A poluição do solo tem como principal causa o uso de produtos químicos na agricultura chamados de agrotóxicos. Eles são usados para destruir pragas e até ajudam na produção, mas causam muitos danos ao meio ambiente, alterando o equilíbrio do solo e contaminando os animais através das cadeias alimentares.

    É, mas não são apenas os agrotóxicos que poluem os solos. Existem outros responsáveis que causam muitos problemas ao solo. São eles:

    .Aterros
    .Lixo Tóxico
    .Lixos Radioativos, entre outros...
    É preciso nos conscientizar. Para sermos saudáveis, temos que começar pela saúde do meio ambiente.
    POLUIÇÃO HIDRICA

    A poluição maritima não é nada mais nem nada menos do que o lançamento ou infiltração de substâncias nocivas na á gua. As principais fontes causadoras deste tipo de poluição são sem qualquer duvida as actividades agrículas , industriais, mineradoras , os esgotos e a intolerância do homem.

    ResponderExcluir