terça-feira, 10 de agosto de 2010

Poluição do ar
A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.
Geração da poluição
A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.
Problemas gerados pela poluição
Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. A poluição também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos.

Jéssica Guimarães

Um comentário:

  1. Poluição do Ar no Brasil

    A Poluição do ar no mundo todo só aumenta com o passar do tempo, e no Brasil não é diferente. Com as indústrias crescendo cada vez mais e instalando-se nas mais diversas regiões, o ar está se tornando impuro.

    A situação esta mais grave na cidade São Paulo. É a maior cidade do Brasil e também a mais poluída em todos os sentidos, seja o ar, as ruas, a água, enfim. Mesmo com medidas para amenizar o problema, a situação pode chegar em um ponto irreversível.

    As florestas são responsáveis pela oxigenação do ar, através da fotossíntese das plantas, processo que libera oxigênio no meio ambiente. Mas com a derrubada das florestas e o desmatamento intenso, isso fica ainda mais escasso.

    O Brasil é um país a frente de muitos outros no assunto aquecimento global. Tomando medidas para sempre amenizar os danos e realizando pesquisas para soluções futuras, o país corre contra o tempo. A Floresta Amazônica é o que salva o Brasil, pois mesmo com o desmatamento ainda há uma grande área verde que faz a oxigenação.

    ResponderExcluir