terça-feira, 10 de agosto de 2010

Poluição Hídrica

Poluição hídrica, mais conhecida como poluição das águas, é caracterizada pela introdução de qualquer matéria ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas de um corpo d’água. Os principais responsáveis por esse tipo de poluição são os lançamentos de efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, afetando a saúde de espécies animais e vegetais em vários pontos do planeta. Os prejuízos desse processo são imensos, além de comprometer a qualidade da água para abastecimento, ocorre a morte de espécies aquáticas, além da proliferação de doenças como a febre tifoide, meningite, cólera, hepatites A e B, entre outras. Outros fatores negativos da poluição hídrica são: odor, grande concentração de mosquitos e eutrofização (quando o esgoto é lançado nos meios aquosos, o excesso de nutrientes provoca o crescimento de algas, impedindo a passagem da luz e a transferência do oxigênio atmosférico para o meio aquático).


Lançamento de efluente sem tratamento

Os nitratos presentes nos fertilizantes e os dejetos humanos e animais também contaminam as águas subterrâneas, que abastecem diversas populações. Isso ocorre principalmente nas áreas de intensa atividade agrícola, industrial e nos locais que não possuem saneamento básico.

O saneamento básico não foi uma preocupação dos políticos ao longo da história, muitos países, principalmente os em desenvolvimento, apresentam baixas porcentagens de saneamento ambiental. No Brasil, por exemplo, mais da metade do esgoto não passa por tratamento antes de ser despejado em rios, lagos e mananciais.

Algumas medidas para minimizar a poluição hídrica são:
- Maiores investimentos para instalação de estações de tratamento de esgoto;
- Intensificação na fiscalização de indústrias;
- Educação ambiental para a população em geral;
- Utilização de produtos químicos na agricultura menos agressivos ao meio ambiente;
- A conscientização da comunidade.

Isvi Guimarães Bispo

2 comentários:

  1. Em tempos de consciência ambiental onde o planeta se mostra em um quadro alarmante em relação ao seu Meio Ambiente, muitas pessoas ainda não se mostram inteiramente aplicadas aos cuidados com a Preservação da Natureza, o que prejudica os esforços praticados pelas demais em combate à degradação ambiental. Isto é, a poluicao hidrica, por exemplo, jamais será extinta se alguém continuar a contaminar os rios e lagos das cidades. Um dos maiores exemplos de adaptação tecnológica com o objetivo se reduzir a poluição, visando à redução do impacto ambiental, é o desenvolvimento e a incansável busca por novas tecnologias automobilísticas, sendo que hoje é grande o estudo de motores impulsionados por outras fontes de energias diferentes do petróleo na industria, como o uso de motores movidos a energia elétrica mistos com motores a combustão, ou mesmo motores 100% elétrico. Outro caso também aplicado nos automóveis é o uso de motores movidos a hidrogênio, sendo que a sua emissão de poluentes é praticamente nula, pois a substância emitida pelo escapamento é inteiramente água.
    A poluicao hídrica afeta economicamente o município, pois é colocado em cheque o bem estar do consumidor, que perante a água poluída tem a sua saúde fragilizada, trazendo gastos com saúde para o município. Ecologicamente a poluição hidrica afeta todas as Florestas e Animais do meio ambiente, contribuindo para a extinção de determinadas espécies de vida, em especial para os peixes e corais. Existem hoje diversos exemplos de modificação da flora por meio da Poluição da Água.
    Já se pode encontrar nos oceanos, por exemplo, algas modificadas por meio da poluição, estas são espécies de cor avermelhada que cresce deliberadamente e que afeta o sistema alimentar das espécies marinhas dos oceanos. As algas vermelhas são consideradas uma praga nos oceanos. A poluição a qual as atingiu são trazidas por meio de Esgoto despejado diretamente no mar por navios petrolíferos e outras embarcações. Portanto,para se combater a poluicao hidrica, é necessário um Sistema de Esgoto e saneamento básico eficaz que preze pelo de tratamento da Água Contaminada, antes de despejá-na na natureza.

    ResponderExcluir
  2. no meu caso eu acho que a poluiçao era causa muito para o oprgaqnismo do homem

    ResponderExcluir