terça-feira, 10 de agosto de 2010

Poluição & Meio Ambiente - Chuva Ácida

Como se não bastasse provocar um rombo na camada de ozônio e ameaçar o planeta com o superaquecimento, a poluição também está envenenando a chuva, algo tão essencial á vida quanto o ar. Dez mil lagos na Suécia estão praticamente mortos.
Na Noruega, outros 2 mil perderam seus peixes. Na Alemenha, 35% das florestas estão doentes. Na penísula Yucatan, sul do México, a chova está rapidamente destruindo obras da civilização mais que já existem há pelo menos 1500 anos. No Brasil não há estudos sobre tal problema, isso não significa que os aguaceiros que por aqui desabam sejam limpos, embora técnicos da CETESB afirmem que o problema aqui não seja grave como em outros países. Os vilões são as indústrias e veículos que despejam no ar, todos os dias, toneladas de dióxodo de enxofre e óxido de nitrogênio. Os gases reagem com o vapor dágua e outros compostos químicos da atmosfera para formar os perigosos ácidos sulfúrico e ácido nítrico. Mas não se preocupe, sua roupa não vai ficar corroída, o problema é a longo prazo.
A chuva ácida polui rios e lagos, acaba com a flora e a fauna aquática, se infiltra no solo liberando metais tóxicos como alumínio, chumbo e cádmio. Se introduzidos na cadeia alimentar através das plantas acabarão prejudicando a saúde humana. Suecos e noruegueses estão arcando com um desastre armado a bons mil km de distância na nevoenta e industrializada Inglaterra. Correntes de ar que se deslocam do oceano para o continente, carregam a maior parte dos 5 milhões de toneladas anuais de dióxido de enxofre procedentes das centrais elétricas movidas á carvão das Ilhas Britânicas.
Algumas regiões da Suécia são comtempladas todos os anos com um presente de grego: 2 gramas de ácido sulfúrico por metro quadrado de chão. Mesmo no Ártico a chuva é levemente ácida, os gases não respeitam fronteiras. As florestas da América do Norte não foram afetadas, mas na Europa, os efeitos parecem devastadores. No sul da Polônia, os trens não podem correm mais de 40 km por hora devido á corrosão dos trilhos. Aqui no Brasil, tivemos um alívio: Cubatão perdeu o título de capital mais poluída do mundo.
As partículas ácidas no organismo predispõem ao aparecimento de broncopneumonias, além de forçar o coração, que a longo prazo sofreria também.
Os olhos tem maior probabilidade de apresentar conjuntivite, expostos á poluição.
Dimas Rocha

Um comentário:

  1. A poluição é geralmente conseqüência da atividade humana. É causada pela introdução de substâncias (ou de condições), que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades.
    Poluente é o detrito introduzido num ecossistema não adaptado a ele, ou que não suporta as quantidades que são nele introduzidas. Dois exemplos de poluentes: o gás carbônico (CO2) e fezes humanas.
    O CO2 das fogueiras do homem primitivo não era poluente, já que era facilmente reciclado pelas plantas. O mesmo gás, hoje produzido em quantidades muito maiores, é poluente e contribui para o agravamento do conhecido "efeito-estufa". Fezes humanas que são jogadas em pequena quantidade numa lagoa podem não ser poluentes, por serem facilmente decompostas por microorganismos da água. Em quantidades maiores, excedem a capacidade de reciclagem da lagoa e causam a morte da maioria dos organismos; neste caso, são poluentes.

    ResponderExcluir