terça-feira, 10 de agosto de 2010

Poluição Hídrica

A poluição é um problema que afecta todo o planeta Terra, e que se tem tornado tema frequente de discussão entre cientistas e a população em geral. Um dos tipos de poluição que tem sido bastante discutido, principalmente pelo seu impacte em diversos ecossistemas de forma simultânea, é a poluição hídrica. A poluição hídrica é a poluição em meio aquático. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), define-se como água poluída toda a água cuja composição tenha sido directa ou indirectamente alterada e invalide parcial ou totalmente os fins a que esta inicialmente se destinava.

Este tipo de poluição é gerado, geralmente, em zonas industriais. Com o avanço da tecnologia e da indústria, aumenta o número de fábricas. Muitas destas fábricas trabalham com produtos químicos e nocivos, que depois de utilizados são geralmente deitados fora. O que há de errado é o facto de rios e lagos servirem como local de depósito para esses mesmos químicos. A principal fonte de poluição hídrica é o Homem. Quer seja através de fábricas, quer seja através de simples gestos de lançar resíduos na água, o Homem é o principal responsável pela contaminação de rios, lagos e água de consumo. No fundo, é irónico que o ser humano polua algo que vai fazer parte da sua cadeia alimentar.

Mas, quais são as reais consequências reais da poluição hídrica? A água é um ambiente de vida para muitos seres vivos. Com a poluição e contaminação da água, várias espécies poderão morrer. Além das consequências para as espécies marinhas, são também consideráveis as possíveis consequências para o Homem. Tendo em conta que espécies de peixes servem de alimento ao Homem, estas ao morrerem irão comprometer a alimentação da espécie humana. Por outro lado, um dos recursos mais importantes e mais usados pelo Homem é a água. Se esta está poluída, poderá provocar doenças e levar mesmo à morte.

Há várias medidas que podem ser tomadas para evitar a poluição hídrica. Os governos dos diferentes países têm tomado medidas, nomeadamente alterações legislativas quanto à emissão de resíduos para a água por parte da indústria. Outra medida poderá ser tratar as águas dos esgotos ao invés de as lançar directamente para o mar contendo ainda todos os poluentes e bactérias nocivos à vida marinha.
A água era até há bem pouco tempo considerada como um recurso renovável, mas esta ideia está a começar a alterar-se. A forma como o Homem usa e polui a água é algo preocupante, e que a curto prazo poderá trazer consequências cada vez mais graves.

Dimas Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário