terça-feira, 10 de agosto de 2010

POLUIÇÃO

POLUIÇÃO DA ÁGUA:


É a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída.

As soluções para diminuir a poluição da água :

• Não jogar lixo nos rios
• Quando você estiver esconvando os dentes fechar a torneira
• Não lavar o carro de mangueira
Ecoconomizar água no banho
• Não jogar na pia da cozinha resíduos de óleo ou qualquer tipo de gordura


POLUIÇÃO DO SOLO:


Consiste numa das formas de poluição, que afeta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios diretos ou indiretos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.

Existem vários tipos de poluição no solo. Existe a poluição do meio urbano e do meio rural. A poluição do meio urbano é maispopulacional porque habita mais pessoas na cidade no que nas aldeias.



RESERVAS HÍDRICAS DO BRASIL:


O Brasil possui uma das maiores reservas hídricas do Mundo, concentrando cerca de 12% da água doce superfícial disponível no planeta, mas o contraste na distribuição da água é enorme.
- Aregião Norte, com 7% da população, possui 68% da água do País, enquanto o Nordeste, com 29% da população, possui 3%, e o Sudeste, com 43% da população, conta com 6%.

Além disso, problemas como o desmatamento das nascentes e a poluição dos rios agravam a situação. Em consequência, 45% da população não tem acesso aos serviços de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário.

A agricultura é o setor que mais consome água, cerca de 59%. O uso doméstico e o setor comercial consomem 22% e o setor industrial fica por úlimo com 19% de consumo.

Projeções feitas por cientistas calculam que em 2005, cerca de 2,43 milhões pessoas no Mundo estarão sem acesso à água potável.

O disperdício é outro grande problema. Na verdade é uma das causas de escassez. No Brasil, 40% da água tratada fornecida aos usuários são disperdiçadas.

Cada pessoa necessita de 40 litros de àgua por dia, mas a média brasileira de consumo é de 200 litros.


Por: Jéssica de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário